Todo mundo é um pouco mãe

domingo, 8 de maio de 2016

Todo mundo é um pouco mãe


Aprendi com a minha mãe que ela é mãe simplesmente por ser mãe (e por ficar noites inteiras acordada, preocupada, desesperada e todas as coisas que muita gente já cansou de explicar).

Aprendi com o meu pai que é um pouco mãe quem cuida e dá carinho (e quem paga as contas, leva na escola, briga com outras crianças por causa da filha, sai de madrugada pra comprar remédio e coisas do tipo)

Minha avó me ensinou que ela é um pouco mãe por saber do que eu precisava quando chorava (e por ter um sexto sentido que sabe quando eu estou triste ou com alguma dor).

E com meu avô que ele é um pouco mãe porque me ensina coisas que eu poderia nunca aprender se não fosse ele (e porque me ama mesmo eu tendo opiniões completamente contrárias).

Aprendi com meu tio que ele é um pouco mãe por me olhar de cara feia quando eu faço algo errado e por me ensinar a gostar de quadrinhos (e de Engenheiros do Hawaii, Batman, Xmen...)

E com as minhas tias que também é um pouco mãe quem dá conselhos e se sente feliz por mim (e quem dá presente, faz pudim de chocolate, biscoito de polvilho/nata, pipoca, inventa apelidos...)

Aprendi com meus irmãos que quem ri junto e sem motivo algum também é um pouco mãe (e quem briga, bate, implica, enche o saco, não divide o sorvete, faz comida, entra em briga pra defender outra pessoa...)

Minha bisavó me ensinou que ela também é um pouco mãe por ser mãe de um mundo de gente e ainda assim me chamar de filha (e por falar pra eu obedecer a minha mãe, ficar horas contando histórias de quando era jovem e deixar uma saudade gigante no coração da gente).

E aprendi com muita gente que mãe é mais do que a palavra e todo o “status” que ela traz. Mãe se faz com pequenas ações, grandes sorrisos, algumas lágrimas, palmadas, abraços, beijos (ou lambidas), cuidados, empurrões, caretas, dia a dia, noite após noite, com olheiras, cansaço, saúde, doença, com pressa, com calma, sem tempo nenhum e tendo todo o tempo do mundo pra amar (e o amor tem infinitas maneiras de se manifestar).


Feliz dia das mães. Pra minha mãe. E pra todo mundo que é um pouco mãe.

0 comentários :

Postar um comentário