A busca pelo orientador

domingo, 29 de outubro de 2017

A busca pelo orientador



Tese de conclusão de curso. Ou, para os graduandos, inferno. Eu procurei uma sigla igualmente desesperadora com a iniciais TCC, mas não encontrei nada ainda, então, fiquemos com inferno.
Primeiro passo: um tema.
Você precisa se decidir por um tema. Não, seus professores não podem te ajudar porque, segundo eles, “é uma decisão pessoal”. E a faculdade não indica ninguém para te ajudar a escolher um tema. O tal do “acompanhamento psicológico” no Núcleo de Apoio Psicopedagógico é só para o desespero mesmo.
Aliás, por falar em desespero, você acha que já sentiu de tudo até então. Já sentiu dor, angústia, medo, pavor, ódio (de professores, principalmente), já sentiu até mesmo o êxtase de passar numa disciplina quase impossível.
Mas não. Você não sentiu de tudo. Nada do que você já viveu na vida te preparou para o TCC.
Primeiro problema: você fez quase cinco anos de faculdade, teve aulas com aproximadamente 40 professores sobre, no mínimo, 15 áreas do direito diferentes e precisa escolher um tema dentre todos eles que seja um “problema” a ser resolvido e que você goste.
Quem diabos gosta de problema? Ninguém! Depois do TCC, então, muito menos.
Porém, você, meu querido amigo, é uma pessoa que quer acabar logo com a faculdade e o TCC é um dos últimos passos. Você escolhe um tema. Se for imbecil o suficiente, como eu, escolhe um tema que não tenha ligação nenhuma com a grade curricular da faculdade: direito cibernético.
Definido o tema, que, por sinal, foi quase um parto, você precisa de um professor orientador. Sim, é obrigatório e sim, ele precisa assinar um monte de papéis que vão ser jogados no lixo na primeira oportunidade que surgir.
Eis que surge o passo 2: orientador.
Você pergunta primeiro aos seus professores favoritos. E olha que são muitos até, para quem achou que sairia da faculdade odiando o mundo inteiro, vemos aqui um avanço.
Mas você, caro ser iludido, não pode fazer o TCC ao lado do seu amado professor favorito do mundo. Ou porque ele não tem mais vagas para orientandos, ou porque não quer, ou porque não pode te ajudar em nada.
Lembra do tema? Pois é. Não tem nem na grade e nem na cabeça dos professores, por sinal. E olha que você foi até o professor que jurou nunca mais olhar na cara.
Mudança de planos. Vamos para direito constitucional, afinal, metade dos professores da faculdade gostam de direito constitucional.
Você sabe qual será o foco do seu trabalho?
CLARO QUE NÃO!
Mas dane-se! Você só precisa achar um orientador mesmo.
E a escolhida é a professora que todos acham nojenta! Por que? No início, o motivo era “eu-adoro-a-professora-e-ela-sabe-muito-do-assunto”.
É claro que o motivo real acabou sendo: porque-eu-sou-burra.
Primeiro encontro: Maravilhoso. Você saiu confiante e animada depois que ela te passou uma lista de cinco livros de oitocentas páginas cada um. Ela sugeriu vários temas legais e a única coisa que você tem que escolher é o seu preferido. Simples.
(Por enquanto, deixemos a parte de ter que ler cinco livros de 800 páginas em uma semana de lado.)
Pois bem. Você escolheu o orientador, escolheu o tema e já tem a bibliografia básica. Só falta enviar um e-mail para a orientadora e esperar uma lista de sugestões que vão deixar seu trabalho impecável.
E passa o fim de semana.
Passa a outra semana.
Duas semanas depois e... nada.
Ela não responde, parece que sumiu do mapa.
Mas ela não faria isso. Algo pode ter acontecido. Esperar mais um pouco é melhor.
E mais uma semana se passa.
Seus amigos te perguntam sobre o TCC e sua vontade é morrer.
Resolve mandar um e-mail para a professora perguntando se ela viu seu último e-mail.
Mais uma semana em silencio. A essa altura você não dorme mais e já sente vontade de vomitar. E olha que é só o projeto.
No terceiro e-mail você recebe a seguinte resposta:
Não posso te ajudar com o tema. Boa sorte. Bj.”
JURA QUE ELA DEMOROU UM MÊS INTEIRO PARA ELABORAR ESSAS TRÊS FRASES?!
E você nunca pensou que a parte mais difícil do TCC era escolher um orientador.
Foda-se. É mais fácil escrever o trabalho e depois pedir para qualquer professor assinar e pronto.

2 comentários :

  1. Oie acho que eu ódiei mais o tcc do que os 4 anos que passei na faculdade estudando. Onde eu me formei nem o tema e o orientador poderíamos escolher. Tive que escolher um tema que eu não queria. Só por que a coordenadora do TCC não queia que falássemos sobre outro assunto a não ser calculo. big beijo
    www.denisemendoncablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Eu encaro mais cinco provas da OAB, mas o tcc não kkkk Pelo menos acabou!! Obrigada pela presença <3

      Excluir