Crônica - Ciclo vicioso

sábado, 7 de março de 2015

Crônica - Ciclo vicioso


“Indignados. Esse é o retrato da população brasileira atualmente.” Essa frase não é minha, você já deve saber, afinal, viu a cobertura de diversas manifestações pela TV. Em tempo real, ao vivo e em cores. Com o traseiro em cima do confortável sofá que sua mãe pagou em vinte e quatro prestações. Foi para o facebook esbravejar xingamentos a respeito de um projeto de lei que falaram ser ruim e por vinte centavos que você nem vai usar, afinal, ganhou um carro do papai. Vinte centavos que viraram trinta e cinco.

Cadê o escarcéu todo? Do que adiantou ficar no sofá assistindo a tropa de choque espirrar pimenta em quem segurava uma rosa? São todos uns inúteis, não? Quebraram a cidade inteira pra nada. Seria melhor ter feito como você, vendo tudo passar na TV. Não é da sua conta mesmo.

Mas o preço da gasolina que vai todo para o bolso da Dilma te interessa. Afinal, a Petrobrás é do governo e o governo é o presidente. Sabe que o petróleo caiu de preço pelo mundo inteiro e que o dinheiro da gasolina tem o objetivo de sustentar uma Petrobrás quase falida? E você sabe que não é a presidente a diretora da S/A? O que é uma S/A, por sinal?

Mas isso não tem nada a ver com quem é ou não culpado, não é? Você quer transparência e justiça. Quer que o seu bolso também fique cheio, e não só os dos deputados.  Quer ter mais dinheiro que o seu vizinho e quer consegui-lo com o aumento do bolsa família. Já te ensinaram a trabalhar?

Eu sei, eu sei, você quer o bem comum, quer educação e saúde.  E também quer que toda a população tenha direitos iguais. Quer justiça, quer poder ir à parada gay na avenida paulista. Você quer não ser julgado pela sua opção sexual e nem pela sua cor, mas xinga a menina do vestido curto de puta e no terreiro do lado da sua casa só tem macumbeiro. Aliás... O que é macumba mesmo? No seu trabalho sobre política brasileira não tinha isso. Só falava do impeachment do Collor e da morte de Getúlio Vargas.

Bons tempos aqueles, não? O Brasil vivia num governo limpo, honesto e justo. O mesmo por 40, 50 anos. O nome disso é ditadura, por sinal. Onde os cidadãos são privados de exercer a cidadania. Pessoas morreram para você poder anular seu voto hoje, meu amigo.
É, meu querido, é fácil brincar de ser ativista apresentando um trabalho de uma escola que nunca foi um direito seu de verdade.

0 comentários :

Postar um comentário