Sobre ser mulher

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Sobre ser mulher


Ser mulher é crescer ouvindo “você só vai se seu irmão for” ou “quem vai junto?”. É ter horário p’ro seu pai te buscar porque sua mãe quer dormir e você não pode voltar sozinha. É fazer a volta porque o caminho mais curto também é escuro. É não precisar ser telepata para ler os pensamentos quando você afirma saber alguma coisa. “Você?! Duvido!” É se preocupar com companhia sempre que vai viajar.
Ser mulher é passar a vida inteira provando para o mundo que você não precisa provar nada para ninguém. É ouvir elogios aos seus olhos, sorriso, ao seu corpo e nunca à sua mente. É ter sua inteligência diminuída por causa do tamanho do seu manequim. E não importa realmente o tamanho. Se ele for grande, você é burra. Se for pequeno, também.
É precisar alisar o cabelo porque o cacheado é feio. É deixar de alisar o cabelo para se libertar dos padrões de beleza. É aceitar que você vai receber críticas o tempo inteiro. É ter que se maquiar. É não precisar se maquiar para ficar bonita.
É muito mais do que sentir cólicas e ficar louca na TPM.
É conviver diariamente com os olhares, com as palavras, com todas as piadas. É ser chamada de bruxa desde a idade média. É precisar de um protetor.
É ter que ser feminina. É abrir mão da vaidade para ser considerada inteligente. É não poder se casar por amor porque você, como eu disse antes, precisa de um protetor. É ser “a vagabunda” por não ter se casado por amor, por ter muitos “namorados”, por chegar de madrugada.
Ser mulher é ser julgada. Por todos. Até mesmo por outras mulheres. É ouvir coisas como “toda mulher é bissexual. Se não é, é porque nunca provou outra mulher”. Ser mulher é ser violentada constantemente, diariamente. E a violência não é só a física e muito menos sexual.
Ser mulher é ter que olhar p’ro espelho todos os dias e saber que se você se acha bonita, é arrogância. Se se acha feia, é mimimi.

Ser mulher é entender que esse texto também vai ser considerado mimimi.

0 comentários :

Postar um comentário