Do natal ao carnaval

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Do natal ao carnaval


Acho que me cansei de falar mal dos fins de ano e de tudo o que eles trazem de hipocrisia para o mundo - como se o mundo já não estivesse cheio de hipócritas. Acho que me cansei de repetir as mesmas críticas sobre parentes que se odeiam e “amigos” que só aparecem nessa época. É sempre a mesma coisa todo bendito ano que me faz querer passar o dia vinte e cinco de dezembro debaixo das cobertas, dormindo ou lendo algum livro. Que não tenha nenhum tema natalino, por favor.

Mas, vejam só, aqui estou eu falando do natal de novo. O que, por sinal, já virou clichê há milênios; falar do natal na época do natal, digo. Mas eu também já me cansei de fugir de clichês. Natal, ano novo... Tudo isso é muito lindo na cabeça das pessoas, não nego, mas fica só aí: na cabeça das pessoas. Por uma semana ou duas, talvez. Não mais que um mês. Ou dois, afinal, o carnaval chega, não?

E, no carnaval, todos voltam a cometer todos os pecados que condenaram no fim do ano anterior simplesmente porque é carnaval e Deus não pune os que festejam no carnaval. Pune?Não sei. Mas enfim...

Acho que a mensagem que eu queria deixar nesse natal em particular é a mesma que todos deixam nas entrelinhas de algumas frases mal escritas e torpemente formuladas: que o espírito natalino (de amor, união, companheirismo...) siga conosco pelo resto do ano e que ele não tenha a breve duração de um só dia. E que a vontade de fazer o bem não se perca no meio das multidões do carnaval.


Finalizando com o infeliz clichê do qual eu me cansei de fugir: Feliz Natal e um ótimo ano novo.

0 comentários :

Postar um comentário