Complicado

domingo, 14 de janeiro de 2018

Complicado


Simples. Duas sílabas. Adjetivo de dois gêneros e dois números. E você atribuiu à duas pessoas: nós.
Nós. Pronominal e pronominal pessoal. Primeira pessoa do plural, indicando eu mais outra(s) pessoa(s). Funciona como sujeito, como predicativo, como complemento precedido de preposição. Ou como desculpa.
Desculpa. Substantivo feminino. Razão ou motivo alegado por alguém para desculpar a si mesmo ou a outrem. Justificativa:
Nós não funcionamos juntos. É simples”.
Me desculpe (agora como clemência para com falta acometida; perdão), mas nós somos muitas coisas. Somos loucos, estúpidos por levar isso adiante, somos culpados por não “funcionarmos juntos mais”. Somos tudo, somos qualquer coisa. Mas não somos simples.
Não foram simples os sorvetes que tomamos nos domingos ensolarados, não foram simples as séries que assistimos nos dias chuvosos, não foram simples os beijos que trocamos no chuveiro. Não foram simples os cafés da manhã tardios, as noites passadas na hidromassagem, os votos que planejávamos fazer dentro de uma igreja.
Seus acessos de raiva não foram simples, muito menos minhas lágrimas.
Se você acha que minha aceitação para suas desculpas foi simples (isenta de significações secundárias; mera, pura), seu cérebro que deve ser simples. Por não perceber o esforço que eu fazia para juntar os cacos e fingir que nunca havíamos quebrado um ao outro enquanto eu tentava consertar toda a nossa “simplicidade”.
Nós, eu e você, nunca fomos simples. Mas o que senti foi. O amor que eu te dei sempre foi “desprovido de simulações ou fingimentos; espontâneo, franco”. Ao contrário do seu, que sempre foi complicado.

Complicado. Adjetivo. Composto de elementos que entretêm relações numerosas. Pejorativamente: o que é excessivo, extravagante, confuso.

0 comentários :

Postar um comentário